domingo, 20 de outubro de 2013

Tudo ao mesmo tempo agora.

Como diria Nelson Rodrigues, “É batata!” Quando um blog fica muito tempo sem atualização, das duas uma: ou nada aconteceu ou aconteceu tanta coisa que o autor não teve tempo ou disposição para escrever. Aqui, preponderou a segunda opção. Tanta coisa aconteceu nestes dois meses que não sei se vou conseguir me lembrar de tudo para colocar o assunto em dia e passar a acompanhar a rotina do nosso herdeiro pari passu. Vou tentar fazer um resumão e depois, post a post lembrar de mais detalhes até ficarmos rigorosamente em dia com as prestações do carnê do Baú da Felicidade. Bom, em agosto viajamos para São Paulo – capital e interior. Fomos ao aniversário do Matheo, juntamos os dois lados da família num restaurante na Pompeia, eu tive mais consultas, fizemos mais exames, ganhamos muitos presentes, começamos a arrumar o quarto do neném, Ronaldo terminou de arrumar a casa nova praticamente sozinho, recebemos visita da vó Laura e da bisa Júlia, fizemos churrasco de inauguração com a presença da família real britânica e o bebê fez esta mamãe aqui ter uma coisa que ela nunca teve desde criança: muito sono! Ufa, garanto que quem leu cansou também. Isso tendo como pano de fundo longos dias de trabalho. Ah, como nem tudo são flores, tivemos uma notícia ruim também nesse meio tempo: o nosso querido caçula, o Ômeu se foi. Ele morreu numa sexta-feira, no dia 4 de outubro, dia de São Francisco. Tirando os dias de luto, estamos todos bem. Estamos felizes aqui em casa, bem de saúde e curtindo a expectativa da chegada do nosso guerreiro. Até mais!

domingo, 11 de agosto de 2013

Primeira vacina

Se agosto é mês de desgosto, como diz o ditado, não sei. Só sei que o meu mês começou mal... Tive que tomar uma vacina antitetânica. Ronaldo me acompanhou na empreitada. Não foi tão fácil como parecia achar o posto de saúde que aplica as vacinas. Encontramos um pouco depois e tivemos que esperar alguns minutos. Não contei, mas deve ter sido um tempo total de 40 minutos. Muita gente estava por lá. Crianças eram a maioria. Pelo que vi, algumas pessoas que iam viajar também estavam se precavendo contra algumas doenças. Foi a primeira dose que tomei. No total, serão três. Filha de ex-dono de laboratório, não costumo ter problemas com seringas e agulhas. Mas essa doeu. Pior é que não doeu só na hora, não. Doeu nos dois ou três dias seguintes. Me mexo muito enquanto durmo e toda madrugada acordava me lembrando que tinha tomado a vacina, pois estava dolorido. Fora as próximas doses, ainda terei que tomar vacina contra hepatite. Dizem que esta não é tão chatinha, mas vamos ver na hora, né? Não sei se ainda terei que tomar outras.

Buchuda

Agora já estou ficando com jeitão de grávida. Estou no plantão hoje e um colega me disse que eu já estava ficando com o rosto arredondado - uma forma delicada de dizer que engordei ou de usar a matáfora "cara de bolacha maria", já usada por Ronaldo. Bom, as formas arredondadas têm uma vantagem (têm que ter, né?): ontem enfrentei com mais tranquilidade e sem vergonha uma fila menor no shopping, a preferencial. O povo ainda olha meio de rabo de olho pra entender exatamente porque eu estou ali, mas tá valendo. O mais engraçado foi um crachá que o Ayr providenciou pra mim. Vou tirar uma foto e colocar aqui. Realmente ficou bom. A semana que começa agora promete, será bem agitada. Tem médico, mudança de casa e viagem pra São Paulo! Isso juntando duas semanas de trabalho por causa do plantão. Vai ser cansativo, mas tamos aí!

domingo, 28 de julho de 2013

Eventos em 31 de Janeiro


 Se as contas do médico estiverem certas, o baby chegará ao mundo em 31 de janeiro. Fui pesquisar os fatos que aconteceram nessa data. Os que a Wikipédia apresentou foram os abaixo:

sábado, 27 de julho de 2013

Menino ou Menina?

Nem o nome do herdeiro real que veio ao mundo há poucos dias teve tanta unanimidade nas casas de apostas londrinas. Não sei se é torcida ou feeling da galera, o certo é que 98% das pessoas que me veem chutam que se trata de um menino. Se mulher tem sexto sentido e mãe sabe das coisas, pra mim nada disso está fazendo efeito. Não tenho a menor ideia do que seja e, sem falsa indecisão, pra mim tanto faz. Já foi tudo uma surpresa até aqui, que quanto mais novidade, melhor. Tanto que nós não fomos atrás do tal exame para dizer qual o sexo. Vamos saber na hora que for a hora, seja ela qual for.

Carteirada

Ontem, usei pela primeira vez (será que serão muitas?) a gravidez para passar na frente dos outros. Achava que isso seria mais necessário quando estivesse com o barrigão grande, mas um amigo, o Cucolo, que acabou de ser pai, disse que não. Que o importante mesmo é no começo, quando os riscos são maiores. Enfim, uma amiga jornalista, a Bia, acabou de passar no vestibular para arquitetura. E quis comemorar com os amigos. Ideia certa no lugar errado. Ela escolheu o Beirute, que é uma delícia, mas que lota na sexta-feira à noite, não tem segredo.

Quando cheguei lá, ela já estava esperando. E, pelo andar da carruagem, e dos brindes à mesa, não íamos conseguir uma vaga tão cedo. Bia deu o nome para aguardar e ficamos ali um tempão esperando. Até que ela falou que ia dizer para a atendente que eu estava grávida e não poderia ficar tanto tempo esperando. Não é que deu certo? Recebi uma senha preferencial e mais uns minutinhos depois e estávamos sentadas. Um pouco apertadas ainda, pois alguns outros amigos já tinham chegado, mas já acomodadas. Depois nos mudamos para uma mesa maior e aí foi só apreciar a comida árabe. Acompanhada de limonada suíça... sem graça....

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Broadcasting

Hoje foi dia de contar para todo mundo a novidade. Por que hoje? Porque Bia, minha chefe, voltou de férias e daí já falei pra todo mundo na redação e dai o Ronaldo colocou no Facebook e daí já era, né? Choveu parabéns e felicidades de várias pessoas. Daqui de Brasília, dos colegas de São Paulo, enfim... Obrigada a toda essa gente!

O rebento também ganhou hoje a primeira roupinha. Foram duas logo, dois macacõezinhos. Um amarelo e outro branco com estrelinhas amarelas. Quem deu? Ayr Aliski, que não parava de reclamar que era o último a saber! Ele disse que seria o último a saber, mas o primeiro a presentear. E foi. hehehehehe




segunda-feira, 22 de julho de 2013

Primeiro filme

Após muitas idas e vindas, acordos, ameaças ao plano de saúde, fila de espera em lista de clínicas etc. conseguimos marcar um exame, o mais completo até agora: o morfológico de fim de primeiro trimestre. Fomos no sábado, dia 20, pela manhã. Eu fui fazer o exame e Ronaldo acompanhou. Depois de aguardarmos um pouco, entramos e fomos bem recebidos pela Dra. Ana. Ela disse que ia tentar fazer o exame primeiro pela barriga, que é mais tranquilo.

Ronaldo correu logo para perto do monitor, mas a Dra. Ana falou: "Torcida (é assim que ela chama o pai), fica ali do outro lado se não vai atrapalhar a visão da mãe". Risos. Ela deve lidar a toda hora com pais e mães ansiosos e já está acostumada.  

Enfim, mal começou a consulta e a avaliação dela foi a de que o exame poderia ser feito assim mesmo, pois o neném estava numa posição ótima e já dava para ver tudo. Passou o "mouse" do ultrassom pra lá e para cá explicando as coisas para os leigos: "Aqui é a bexiga dele ou dela", "Ali estão os bracinhos", "Não sei o que já está assim", "Não sei o que já está assado", e assim percorremos trecho a trecho o útero desta que aqui escreve.

Também ouvimos. Ouvimos o ritmo cardíaco, agora um pouco menos acelerado do que o do primeiro exame, ouvimos o fluxo sanguíneo passando pelo cordão umbilical, enfim...

Formalmente, foi a primeira vez que o baby foi apresentado ao pai. rs. Deu pra ver tudo direitinho: cabecinha, braços, pernas. Nossa, e como pula! Nossa, e como se mexe! Engraçado é que não sinto nada. Mesmo o neném agora estando quase três vezes maior do que a última vez que nos vimos frente a frente. Hehehehehe

Pedimos para gravar tudo, claro. Qual é a graça de ser marinheiro de primeira viagem se não fazemos tudo o que nos é ofertado?

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Pré-Natal

Na segunda-feira, dia 8, voltei ao médico.

Dr. Gabriel fez uma carteirinha de pré-natal para mim com os primeiros dados oficiais e informações sobre os exames. De saúde, está tudo ok, em princípio. Também me pediu para marcar o primeiro exame morfológico, o que - pasme! - eu não consegui até agora por meio do convênio. Tivemos que acionar o Plano de Saúde por conta da obrigatoriedade deles de conseguir vagas. A Amil ficou de verificar em até o dia 18 de julho. Vamos ter que aguardar.... Esse exame é o mais tenebroso para mim, por conta da idade, enfim...

Dr. Gabriel também fez e refez contas e prevê que o dia do nascimento será 31 de janeiro. Em seguida, emendou: "Mas, cá entre nós, esse dia esperado nunca se concretiza. Ou é até uma semana depois ou são três semanas antes", disse rindo. Engraçadinho, né?

Por enquanto é isso!

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Ursinho Pimpão


1 de julho.

Volto do trabalho e tem um grande pacote em cima do sofá da sala já meio aberto.
É um urso de pelúcia, o primeiro brinquedo para o serzinho que está por vir.
Quem deu? Thrash, antes de ir embora de Brasília.
Obrigada (o)!!!!
Já está guardado, aguardando o rebento!

Tetracampeão.


30 de junho.

Hoje o Brasil deu show!
Deu show de futebol, deu show de emoção ao cantar hino, deu show de olé sobre a Espanha, atual campeã do mundo...
Agora já são quatro vitórias na Copa das Confederações.

terça-feira, 2 de julho de 2013

Festa Junina

29 de junho.

Hoje é o dia do já tradicional arraiá que a gente faz em casa. Na realidade, a gente recebe e cada um traz comidinhas e bebidinhas. Esta foi a terceira edição e contou, mais uma vez, com a expertise da Cris em decoração. A primeira edição foi bem informal, mas todo mundo curtiu tanto que a gente resolveu fazer de novo. No ano passado, lotou. Tinha gente saindo pelo ladrão. Desta vez, foi mais tranquilo de novo, mas quase todo mundo estava a caráter. Foi legal.




Engraçadinho

28 de junho

Hoje chegou uma encomenda aqui em casa. Achei esquisito, pois não tinha comprado nada... apertei levemente o embrulho e estava macio. Mais esquisito ainda. O que será isso? Quem mandou? Niqui abri a embalagem do sedex. Kkkkk era um pacote de fraldas... as primeiras do serzinho que está pra chegar. Fui finalmente checar o remetente. Flávio Nery. Só podia ser! Hehehehehehe Dizem que os gastos com fraldas são enormes. Como disse o Ronaldo, tomara que ele mande mais nos próximos meses! rs


Sonífero

25 a 28 de junho.

O resto da semana foi bem cheio aqui no trabalho. Última semana do mês é sempre assim em Brasília. Nem deu tempo de dar uma passadinha pelo blog. Estou bem. Sigo sem enjoos, mas com muito, muito, sono. A sensação que tenho é que tomei um calmante atrás do outro. Tem hora que é difícil manter os olhos abertos. O amigo do Ronaldo, Marcelo, chegou de Paulínia para nos visitar e já soube da novidade. Mais conhecido como Thrash, ele é muito gente boa! E Thrash é de Thrash Metal – pra quem não sabe, uma subdivisão do heavy metal. Marcelo é forte candidato a ser seu padrinho, serzinho. O Ronaldo já convidou.



Primeiras lágrimas


Dia 24 de junho.
No sábado, dia 22, fui fazer os exames. Faltou só o de fezes - a eco é em outro lugar. Só de sangue, a moça tirou sete tubinhos (um deles era dose dupla ainda). Aos poucos os resultados estão saindo. Até agora tudo bem, tudo normal. Até com colesterol e glicose, que eu tava mais preocupada, está tudo certo. Ainda bem. Na hora do almoço desta segunda fui fazer a eco. Fui sem grandes expectativas, pois já tinha feito uma vez e não tinha achado nada demais.

Desta vez, no entanto, me surpreendeu. Não imaginava que já veria e ouviria tudo o que vi e ouvi. Coraçãozinho batendo forte e rápido, alguma forma já querendo se desenhar... coisa de louco! E isso com menos de dois centímetros!!! Não teve jeito, me emocionei. Ali, no hospital, com aquele avental esquisito, numa salinha pequena e fria, numa posição desconfortável, na frente de um médico que nunca tinha visto mais gordo antes, as lágrimas rolaram.

Liguei para o Ronaldo. Agora não tinha mais jeito, era líquido e certo mesmo.

Ele me perguntou se podia falar para a família. Claro que sim. Em menos de cinco minutos já estava contando a boa nova para seus pais. Mas depois descobri que ele me deu um olé! Não é que o danado ligou também para a MINHA família? Afff me passou a perna mesmo! Hehehehehe E, na sequência, minha mãe queria fazer o mesmo, querendo adiantar o babado pra Kátia. Pode? Essa eu consegui conter a tempo!

Finalmente


Dia 19 de junho.
Finalmente consegui ir ao médico. Aproveitei a hora de almoço. Foi uma conversa até que rápida, mas o tanto de exames que ele pediu... Mama Mia. É sangue, é urina, é de fezes, é ecografia..... Já me deu um multivitamínico para tomar também.

Gergelim, feijão...

Dia 18 de junho.

Li hoje que o embrião cresceu muito. Passou do tamanho de um gergelim para um feijão. Desse jeito, em nove meses, dará pra fazer a feira.... devo estar na quinta ou sexta semana. Essas contagens de gestante sempre me confundiram. Estou sentindo um pouco de cansaço permanente, mas nada de enjoos (graças ao bom pai!). A ver.


quarta-feira, 26 de junho de 2013

Dia histórico

Dia 17 de junho.
Vou ao médico à tarde. Medo. Não do médico, claro. Mas da situação. 

Mudanças no corpo, a questão da idade, a falta de planejamento.... 

Mas alguma “colega” resolveu entrar em trabalho de parto hoje. Minha primeira consulta foi remarcada para quarta-feira. Haja coração!!!

Hoje parece que vai se configurar como um dia histórico. Os jovens estão nas ruas das cidades de todo o Brasil fazendo manifestações. O movimento tem sido batizado de primavera brasileira ou primavera tropical. Será que um dia esses atos serão citados na escola?



Copa no estádio

Dia 15 de junho.

 Plantão e abertura da Copa das Confederações.

3 para Brasil. 0 para o Japão. 

Gols de Neymar, Paulinho e Jô.

Foi emocionante assistir lá no estádio!



Mudança de hábito


Dia 14 de junho.

Liguei para a secretária do médico, que ficou de tentar me encaixar numa primeira consulta na segunda. Ufa, consegui! Será às 15h30, bem no meio da tarde. Mas não dá pra reclamar.

Já mudei meus hábitos alimentares. Estou ingerindo bem mais frutas do que antes. E a barrinha de cereal deu lugar a castanhas, nozes, amêndoas e avelãs, que como com moderação, claro.

Faz uns dias também que comecei a brincar com o Ronaldo sobre a situação.
No primeiro, falei para ele que estava com desejo de comer ostras com chantilly.
No segundo, o menu foi inspirado em ervilhas recheadas com purê de maçã (Não, não pode ser ao contrário!).

No terceiro, os hormônios estavam atrás de um foie gras de ornitorrinco.
Como hoje estou boazinha, vou pedir um simples sanduíche com queijo da Serra da Estrela. Pra voltar às origens....

To brincando, mas ainda não to acreditando. Como pode isso?





Perdida



Dia 12 de junho.

Hoje é Dia dos namorados. Estive na redação pela manhã para uma reunião importante. Fiz o que tinha de fazer no trabalho, mas não to conseguindo pensar além, não estou conseguindo ser criativa. Vira e mexe paro pra pensar na situação. Estou meio aérea, parece que com um pouco de sono a mais também. Mas acho que não é sintoma de nada não. Talvez esteja só sugestionada pelas informações novas. Pior é que nem quero falar com ninguém sobre esse assunto. To um pouco perdida.

Me cadastrei no Babycenter, um site que tem fóruns e informações sobre os estágios da gravidez. Acho que a situação está ficando grave. Ou grávida... rs.


Mudança radical


Dia 11 de junho.

Acordei mais cedo hoje e colhi urina – tinha um potinho em casa porque o médico me pediu um check up um pouco antes de eu sair de férias. Decidi que ia fazer a batelada de exames quando voltasse ao trabalho, mas nem deu tempo.... Levei a urina para o laboratório e a atendente me disse que não fazem exame de gravidez por urina mais. To meio desatualizada hahahahahaha Toca a tirar sangue, então.

Peguei a senha para ver o resultado na internet. Disseram que a previsão é a de que o resultado fique pronto às 16h30. “Mas pode consultar um pouco antes, que às vezes sai”, disse a mocinha. Pra quê? Estou desde às 11 horas dando F5 na página do laboratório a cada cinco minutos. Agora são 14h29 e nada ainda....

16h33. Alguma atualização? Nãooooooooo.
16h56? Nãooooooooo.
16h59? Simmmmmm....

…. e confirmado.

Mudança radical na vida à vista.
É preciso digerir a história. Tá tudo esquisito.

À noite conversei um pouco com o Ronaldo.
Para ele, está tudo muito claro, parece tranquilo. Pra mim, tá um fog!



Dois traços



Dia 10 de junho.

São 17h40. Estou na sala dos jornalistas do Banco Central. Acabei de voltar do banheiro para fazer o teste de gravidez da farmácia que comprei na hora do almoço. Sigo em dúvida. Diz a bula que o teste é positivo quando há dois traços – mesmo quando um deles é bem mais claro do que o outro. O problema é que uma linha tá lá, bem azul, e a outra... não sei nem se posso chamar de outra... tá tão fraquinha que sei não. Acho que vou passar na farmácia de novo e fazer outro teste....

Ah, por que fiz o teste? Porque estou atrasada. Já há algum tempo, mas achei que por causa da viagem pudesse ter atrasado. Ou talvez alguma descompensação da tireoide.

Mostrei o resultado para o Ronaldo e para minha mãe à noite. Os dois acham que é positivo mesmo, mas nenhum bateu o martelo. Tenho minhas dúvidas. Se for mesmo, faz exatamente um mês, pois pelas minhas contas a bobeada foi no dia 10 de maio, um dia depois do meu aniversário.